Os cursos de Ensino a Distância (EAD) são voltados para alunos que estão fora das áreas concentradas de escolas e universidades, além de ajudar aqueles outros que estão em um centro urbano, mas que não dispõem de tempo, meio de transporte, ou que não têm uma rotina fixa. A graduação leva em conta o público a que se direciona, levantando dados sobre idade, perfis cultural e socioeconômico. A partir destas informações são produzidas metodologias pedagógicas e pensados os recursos didáticos que serão úteis, como mídias e softwares.
Segundo o professor Paulo Penteado, vice-coordenador de pós-graduação da Escola de Administração e membro da Comissão de Educação a Distância da Universidade Federal da Bahia, a internet facilitou muito na divulgação, reconhecimento e metodologia de ensino dos cursos. “Os alunos que se prestam a encarar um estudo ‘virtual’ devem estar certos de que podem administrar bem o tempo que têm, além de ter um perfil dinâmico, independente e disciplinado”, afirma, destacando “que por mais que os cursos ofereçam suporte de professores, é preciso ter em mente que esse tipo de método exige que o aluno seja um tanto quanto autodidata”.
A pedagoga Bárbara Cerqueira Cazé, formada pela Universidade Estadual de Feira de Santana, iniciou recentemente um curso de pós graduação de EAD, e explica o porquê da escolha. “Comecei uma pós-graduação presencial na Unifacs, mas precisei trancá-la por que mudei de cidade. Assim que cheguei em Vitória (ES) vi o edital da seleção para a pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo, e não hesitei em participar, dada a credibilidade da instituição”.
“A escolha pelo curso a distância foi fator secundário pois, primeiramente, optei pelo curso e pela instituição. No entanto, hoje percebo os benefícios dessa modalidade de ensino: as atividades semanais ficam disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem e eu mesma organizo meus horários de estudo, independentemente da dinâmica do grupo”, afirma Barbara. Apesar de o curso ser a distância, a cada final de módulo existe um encontro presencial no polo com o tutor presencial e os demais alunos cursistas. “Além disso, o software utilizado (em meu caso o modlie) permite interação com o tutor a distância, com o professor da disciplina e com os demais colegas on line, tornando a distância uma questão de disponibilidade”.
De acordo com Bárbara, a rotina de estudo não é muito diferente de um curso presencial, pois o exercício da leitura tem que ser constante. “Como as atividades são disponibilizadas por semana, é necessário entrar no ambiente virtual de aprendizagem para tomar conhecimento e cumpri-las. Fico on line três vezes por semana, numa média de três horas, nos outros dias faço as leituras do material impresso”.
Para Eduardo Leeladhar, diretor de comunicação e marketing da Universidade Internacional Signorelli, outra instituição de ensino superior que investe em EAD, a equipe do instituto é altamente qualificada: mestres e doutores em diversas áreas do conhecimento, tecnólogos, pedagogos e especialistas em educação a distância. “São profissionais treinados para dar suporte às instituições e aos alunos, a fim de que exerçam com sucesso sua maior vocação: a disseminação do conhecimento e de tecnologias educacionais”.
Segundo Martha Anselmo Pereira, estudante do curso de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura, pelo Signorelli, “Há muito tempo, desejava fazer este curso, mas a oportunidade só surgiu agora. Quando terminei a faculdade, em 1981, senti que havia escolhido a área ideal para mim. Trabalho na área de Educação, e este curso está possibilitando uma atualização à minha formação acadêmica”. A aluna diz ainda que sempre gostou de estudar, e está adorando a sua primeira experiência com a EAD, “porque incentiva muito o aluno a buscar, a pesquisar. Além de trazer satisfação pessoal, este curso, com certeza, acrescentará muito à minha vida profissional.”
Dicas para os alunos aproveitarem melhor o Ensino a Distância – EAD
- Se informe sobre a qualidade, tradição e os professores de cada curso
- Organize seus horários de estudo
- Organize um espaço próprio para seus estudos
- Participe ativamente dos fóruns, listas de discussões do curso
- Tire toda e qualquer dúvida com o professor, por e-mail
- Fique on line pelo menos três vezes por semana, numa média de três horas
- Leia sempre o material didático impresso
- Seja empreendedor. Tenha iniciativa para estudar
- Esteja familiarizado com todas as ferramentas da internet
- Se informe sobre a localização dos pólos presenciais da sua cidade
- Cumpra suas atividades dentro do prazo
FONTE: http://www.atarde.com.br/ead/
Nenhum comentário:
Postar um comentário